segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os bordados

Bordado é basicamente a arte de decorar com figuras, utilizando fio e agulha. O bordado pode ser executado manualmente ou a máquina, a máquina pode ser a tradicional, operada com as mãos e com os pés ou com máquina mais moderna que é computadorizada comandada por um software. Os materiais para bordar e completar o ornamento podem variar e sofisticar, alguns exemplos de materiais são lantejoulas, pedras preciosas e semi-preciosas, que com a criatividade do bordador valorizam a estética da peça decorada.

 A História mostra, que o bordado originou-se na pré-história, o primeiro ponto utilizado foi o ponto cruz, os nossos ancestrais, que moravam em cavernas, começaram a utilizar a técnica do ponto cruz, com agulhas feitas de ossos e o fio feito de fibras de vegetais ou tripas de animais, eles costuravam as suas vestes, que eram feitas da pele dos animais caçados para alimentação. Estima-se que já naquele tempo as roupas começaram a ser adornadas com bordados, juntamente com artigos de suas casas.


O bordado com aplicação, data de tempos remotos, foi encontrado na Russia em um fóssil que tinha suas vestes adornadas com aplicação em grânulos de marfim, com estimativa de data de 30mil anos a.C..
                         Na Bíblia muitas vezes são feitos referências ao bordado. As civilizações antigas que abitaram as margens do rioEufrates, difudiram muito o bordado. Se prestarmos atenção nos monumentos da Grécia antiga, 2.000 AC à 300 AC veremos que as túnicas das esculturas eram forradas de bordados. No episódio da Guerra de Tróia, entre 1300 AC a 1200 AC, em plena idade dos metáis, fim da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro, Homero fala dos bordados de Helena e Andrômaca. O Bordado é referência na música de Chico Buarque de Holanda e Augusto Boal,  em referência a esta época da história, Mulheres de Atenas, (Atenas capital da Grécia) no trecho.

Sem comentários:

Enviar um comentário